Em Lavras, até o dia 10 de fevereiro, nenhum caso de dengue foi confirmado. Um resultado que aponta que as ações de combate a dengue estão no caminho certo.
Para exemplificar, em BH já foram notificados 713 casos e o índice de infestação na capital atualmente é de 3,9%. Em Lavras, o índice é de apenas 0,82%, abaixo do recomendado pela organização mundial de saúde.
Além do dado positivo, Lavras é a única cidade do sul de Minas contemplada com as armadilhas de captura da fêmea do mosquito Aedes aegypti.
Um moderno sistema de monitoramento de vetores que compila em mapas e tabelas as informações sobre os níveis de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue é instalado em Lavras. É o M.I Dengue.
Até o final do 1º trimestre de 2009 o sistema deve ser implantado em 40 municípios brasileiros. Serão mais de 8.000 armadilhas. Em Lavras, serão 240 armadilhas vistoriadas durante um ano.
O sistema é composto por armadilhas e softwares de coleta e gestão de informação. As armadilhas imitam um criadouro perfeito, onde as fêmeas adultas pousam para fazer a postura dos ovos, atraídas pela umidade e pelo odor sintético de oviposição contido num liberador plástico. O número de capturas fornece as informações sobre a população flutuante do vetor.
A dinâmica proposta pelo sistema permite que a secretaria de saúde de Lavras possa combater o mosquito direto no foco economizando tempo e recursos, além de permitir que em questão de dias seja possível medir a eficácia das ações de controle e intensificação aplicadas no combate ao mosquito.
M.I Dengue – Bill Gates elogia o sistema
O MI Dengue foi premiado em 2006 com o The Tech Museum Awards, como a maior Inovação mundial em prevenção e saúde. O grande homenageado da noite, Bill Gates, antigo CEO da Microsoft, se interessou pelo problema da dengue, o comportamento do Aedes aegypti e a solução encontrada para monitorar o vetor. Em seu discurso, Bill Gates citou o M.I como exemplo de aplicação e afirmou que “tecnologia não precisa ser complicada ou cara. Aí está a beleza desta tecnologia”
Em Lavras, a beleza da tecnologia é a possibilidade de continuar a combater com eficiência a dengue.
Contato:
Sérgio – Vigilância Epidemiológica de Lavras
(35) 3821 8286
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Lavras.
Como conquistar uma Oratória Eficiente?
Há 6 meses
Nenhum comentário:
Postar um comentário