quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Depois de amanhã é Carnaval!

O carnaval é a festa popular mais importante do Brasil. Nos quatro dias de folia, a alegria é geral no país. O samba vira hino nacional e ninguém se lembra sequer de crise econômica. Mas não custa nada tomar alguns cuidados com a saúde, afinal de contas, em 2000 tem mais carnaval...

Para não se arrepender:
Água, muita água! E sucos de frutas, aquela água de coco...

Nosso carnaval é de 40 graus. Por isso não podemos esquecer de repor a água e os nutrientes que perdemos através da transpiração e do esforço físico durante a folia. Temos que dar atenção especial aos líquidos que vamos ingerir. As bebidas alcoólicas desidratam. É sempre aconselhável beber água, ou sucos de frutas, ou água de coco, durante e depois de ingerir bebida alcoólica.

Maldita ressaca!
O que fazer quando você acorda no dia seguinte e o mundo roda, a cabeça dói e o estômago embrulha? Com certeza, deve ter exagerado na noite anterior. Mas arrepender-se não é o melhor remédio. A única saída é prevenir-se da ressaca antes da festa, e remediá-la depois.

Antes da festa
Alimente-se bem antes de beber. O álcool é assimilado mais facilmente quando se bebe de estômago vazio. Ingira alimentos substanciais como queijo ou salada de frutas. Beba muita água antes de ingerir a bebida alcoólica.

Durante a festa
Evite as falsificações. Por exemplo: no dia seguinte, o uísque falsificado é mais sentido que o legítimo. As bebidas destiladas, como o uísque, a vodca e o gim atacam mais o estômago, por terem maior concentração de álcool. Coma enquanto bebe e não esqueça de beber devagar, saboreando cada dose (esse é um ótimo truque para se beber menos por muito mais tempo).

No dia seguinte
Tome bastante água e sucos, em pequenas doses, para reidratar-se. Que tal água de coco? Não evite o vômito e a diarréia. É a maneira do organismo esvaziar naturalmente, para começar a melhorar. Evite tomar analgésico à base de aspirina (ácido acetilsalícico) para curar a dor de cabeça ou aliviar o estômago. Evite também os efervecentes, como o Sonrisal. Ingira alimentos leves e pastosos no dia seguinte (como sopas e sucos de frutas). Coca-Cola é ótimo, mas antes retire o gás, que pode distender o estômago e com isso aumentar o mal estar.


O álcool e a direção
Beber antes de dirigir ou dirigir depois de beber são as ações mais criminosas do trânsito brasileiro. Ano a ano, 50% de todas as mortes em acidentes de trânsito são provocadas pela ingestão de álcool. Para curtir o carnaval com segurança, se ligue nas dicas:

Quem dirige na volta? Como voltar para casa em segurança?
Se você pretende sair de casa de carro para curtir o carnaval, é bom fazer esta perguntinha bem antes de pagar a primeira rodada de cerveja para os amigos. É cada vez mais difundida em todo mundo uma forma de organização entre pessoas que saem juntas para se divertir: o motorista da vez. Escolhe-se, pelo critério que o grupo achar mais conveniente, aquele(a) que será responsável por dirigir na volta do programa. Esta pessoa tem a responsabilidade de não beber e deverá conduzir a todos com segurança.


Como organizar um sistema de motorista da vez?
Escolha com antecedência – Nomeie seu motorista antes de sair de casa, ou quando você estiver organizando seu programa, ou assim que todos estiverem dentro do carro. Não espere chegar ao evento, restaurante, reunião ou bar.
Reveze – Se você sai freqüentemente com a mesma pessoa ou grupo, concorde em se oferecer como o motorista da vez.
Dê o exemplo – Seja o primeiro a assumir sua vez como motorista, e enfatize esta atitude perante o grupo.
Leve apenas um jogo de chaves – Esteja certo de que o motorista da vez é a única pessoa a ter as chaves do automóvel.

Como lidar com alguém que quer dirigir embriagado?
Às vezes o papel de "bebedor responsável" implica lidar com pessoas não tão responsáveis. Ao ver que a pessoa que já bebeu pretende assumir o volante de um carro, você deve concluir que essa pessoa não está mais em condições de pensar com clareza sobre a sua segurança e a dos outros.

O que fazer?
Tente argumentar com a pessoa – Fale com ela sobre as conseqüências de dirigir embriagado.
Tome outras providências – Faça com que um amigo sóbrio ou táxi (pago de antemão, se possível) leve a pessoa a seu destino.
Fique firme – Não se deixe levar pela ilusão da pessoa bêbada de que ela pode dirigir. "Apenas esta vez" não deve servir como argumento. Lembre-se de que só é preciso uma vez para que um acidente ocorra.
Pegue as chaves – Se isso não for possível, dadas as circunstâncias, será legítimo esconder as chaves do carro, poupando a pessoa embriagada e seus eventuais acompanhantes dos riscos desta situação. E não se sinta culpado, pois você lidou com uma situação muito desagradável e manteve esta pessoa e todos em sua segurança. Você foi ético e solidário e por isto você merece os parabéns.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Polícia Militar de Lavras.

Um comentário:

Anônimo disse...

carnaval é MARA! :D