quarta-feira, 4 de março de 2009

Web 2.0: Uma revolução no jornalismo

Uma redação em jornalismo on-line é formada por jornalistas que recebem as informações a todo instante, enviadas pelos repórteres ou até mesmo por internautas que vivenciaram um acontecimento. É comum as imagens, através de editores de imagem, sofrerem modificações com a utilização do Photoshop, acrescentando informações ou até mesmo modificando-a.

As informações tem que ser publicadas a todo instante, pois se esperar um pouco, o concorrente pode dar o furo de reportagem. A chance de acontecer um erro grave é grande, tanto na escrita como em informações que não foram apuradas.

Uma redação de jornalismo on-line é formada por: editor de redação; editor chefe; corretor gramatical; jornalistas especializados; editor de áudio e vídeo; editor de design e suporte técnico.

Os textos para jornalismo on-line tem que ser curtos, pois poucas pessoas tem paciência para ler na frente do computador, além de utilizar infográficos que auxiliam na transmissão da informação. É muito comum publicarem áudio e vídeo.

A Web 2.0 veio para facilitar a vida das pessoas, possibilitando uma interatividade maior e aproximando as pessoas das informações, em tempo real e de uma forma mais atraente.

Nenhum comentário: