quarta-feira, 11 de março de 2009

Tecnologia e jornalismo

A tecnologia ao invés de acabar com o jornalismo, auxiliou em seu crescimento, possibilitando que as informações sejam publicadas de forma rápida; melhorando a qualidade da imagem, tanto em fotos como em vídeos; e a ampliação do acesso às fontes.

Até os anos 80, as informações enviadas pelas Agências de Notícias chegavam até ás redações por fax e em forma de lead. Hoje, com o avanço da internet, todos podem enviar informações contendo apenas o lead ou até mesmo uma matéria pronta. Um internauta pode de vez em quando exercer função de jornalista, mesmo que na prática não seja, enviando informações para as redações.

As imagens que os jornais publicam nem sempre são as originais, já que com a criação do Photoshop, por exemplo, é possível realizar diversas modificações que incrementem a informação ou até mesmo modificá-la. Isso em alguns casos pode causar polêmicas e até demissões, caso não seja utilizado de forma correta.

Utilizar a tecnologia sem o conhecimento das técnicas práticas do jornalismo, levará por exemplo, um blog ou site ao esquecimento dos internautas. A técnica é parte fundamental desse avanço. Isso não quer dizer que qualquer pessoa possa virar jornalista, pois para isso é necessário ter o registro junto ao Ministério do Trabalho.

Hoje em dia é possível enviar as informações estando na praça central de Lavras, sul de Minas Gerais, até uma emissora de TV; rádio; jornal ou site das grandes capitais. A agilidade com que às informações chegam, faz com que aumente a ansiedade por sua publicação. Isso é benéfico mas pode ser maligno, caso não seja bem apurada. Geralmente os sites publicam às informações primeiro que os demais veículos de comunicação.

Leiam o artigo completo no Observatório da Imprensa.

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