sexta-feira, 17 de abril de 2009

O futuro do jornal impresso

O jornal impresso foi o primeiro veículo de comunicação que o homem inventou, com o objetivo de transmitir informações para a sociedade. Porém, com o avanço da tecnologia e facilidade de acesso, veículos como rádio; televisão e internet roubaram a maior parte de seus leitores.

Atualmente, as notícias primeiras são publicadas pela internet; depois televisão e rádio; para apenas no outro dia sair no jornal impresso, tornando-se notícias frias. Com isso, ocorre a transferência de leitores e investidores para outros veículos de comunicação.

Com o surgimento da internet, houve uma queda no percentual de leitores de livros; revistas e jornais, pois o internauta tem a possibilidade de escolher o que vai ler, e logo em seguida, jogar um jogo ou assistir um filme, depois de 2 horas de download, gratuitamente.

O avanço da internet não afeta apenas o jornal impresso, mas também a televisão e o rádio, obrigando ambas a produzirem conteúdos digitais. Com conexão discada, é possível ouvir uma rádio online; assistir vídeos pelo youtube; e até produzir notícias.

Todo internauta, seja onde ele estiver, pode produzir notícias e enviar por e-mail para os veículos de comunicação. Essa prática prejudica as agências de notícias, que atualmente vendem informações a preços baixos.

O Google News, por exemplo, reproduz tudo o que é publicado por sites que ele busca em seu sistema. Um fato que ocorreu lá no Acre, se for noticiado em um site local, fatalmente terá chance de ser encontrada e publicada.

Para se interar melhor a respeito deste assunto, leia estes dois artigos:
AP:a agonia de um ícone da era da informação escassa
Jornais, jornalismo, profecias

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