A crise atual que a imprensa mundial está enfrentando é simplesmente o erro cometido por comunicadores, achando que o leitor, telespectador ou o ouvinte eram "burros" e facilmente manipulados. Com o surgimento da internet, pessoas comuns passaram a ter opinião própria, devido ao excesso de informações existentes no ambiente online.
Quase todas às residências possuem um computador em casa, porém, o preço da internet no Brasil é alto. Mesmo com essa "pedra" no caminho, o número de usuários não para de crescer. As Lan Houses é um facilitador.
Sites e blogs estão cada vez mais postando informações interessantes, através de um computador ou celular, capazes de atrair a atenção de novos leitores, fazendo com que jornais, rádios e emissoras de televisão tenham dificuldades em passar informações atuais. Contudo, força todos os veículos a produzirem conteúdos de qualidade.
Com o fotojornalismo ocorre o mesmo. Fotografias amadoras podem ter informações interessantes, capaz de levantar a venda dos jornais. Muitas empresas especializadas no ramo compram imagens amadoras para revendê-las.
Ignorar a liberdade de produzir conteúdo que o internauta possui, digo com a maior convicção, é pedir para fechar as portas da empresa.
Até o início dos anos 90, os veículos de comunicação produziam o conteúdo e os cidadãos eram obrigados a digerir as informações. Hoje a situação se inverteu e pra melhor.
Fonte: Crise das agências complica a busca de um novo modelo de negócios para o fotojornalismo
A crise dos valores jornalísticos na transição de modelos de produção de notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário