Escrever para a internet é um desafio para o jornalista, pois tem que passar todas as informações e interagir com os internautas, enquanto estes podem criticá-lo ou parabenizar pelas matérias. Para conseguir vencer esse desafio, um dos princípios básicos é saber escrever corretamente, pois o mundo inteiro cobra isso por parte do profissional de comunicação, garantindo parte da credibilidade.
A interatividade entre o jornalista e o internauta facilita a comunicação, principalmente na hora de conseguir uma boa pauta, mas ambos devem se respeitar, por esse motivo está diminuindo os comentários agressivos, algo tão comum alguns anos atrás. A principal crítica feita por pessoas que navegam pela web aos profissionais de comunicação tem ligação com informações mal apuradas ou não confirmadas.
Todas as emissoras de TV sofrem com os internautas, pois estes estão cada vez mais bem informados, dificultando a manipulação e pode ser criticada, caso um fato não seja bem apurado. Erros ficam expostos no youtube, onde todos podem ver e divulgar. Os profissionais de comunicação também devem tomar cuidado, um grande exemplo é o vídeo mostrando a Daniela Cicarelli tendo relações amorosas, numa praia da Espanha. Acaba com a credibilidade tais descuidos.
Como a internet possibilita a criação de blogs e sites pessoais, feitos por diversas pessoas, muitas informações não são confiáveis. É comum alguns blogueiros se acharem jornalistas, apesar de nem todos os profissionais serem competentes e cometerem os mesmos erros dos não jornalistas. As emissoras de TV estão entrando no mundo virtual, aceitando críticas e sugestões, melhorando sua imagem. No passado, como as pessoas não tinha acesso a rede, manipulações eram feitas sem prejudicar a credibilidade.
A exigência do diploma não vai corrigir esses erros, mas poderá melhorar o mercado de trabalho para o jornalista, incentivando esses profissionais a fazerem textos com mais credibilidade.
Leia mais:
A difícil transição do discurso para a conversa, no jornalismo online
CCJ da Câmara aprova exigência de diploma para jornalistas
Internet passa mais credibilidade que TV
Nenhum comentário:
Postar um comentário