quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Redes sociais prejudicam audiência da TV

A internet proporciono um aumento na velocidade com que a informação circula, mudando radicalmente o estilo de vida das pessoas, através das redes sociais, possibilitando a formação de grupos de internautas espalhados pelo mundo inteiro. O primeiro fenômeno no Brasil foram as salas de bate-papo.

Com o surgimento das salas de bate-papo, os atuais adolescentes e jovens, quando crianças, combinavam de encontrar com os amigos para poder conversar. Inicialmente não existia a ferramente "conversar reservadamente", possibilitando que outros usuários lêssem às conversas e trocassem idéias, mesmo sem conhecer a maioria dos internautas. Surgia a figura do "amigo(a) e namorado(a) virtual". Existem pessoas que começaram um relacionamento após se conhecerem nas redes sociais.


O orkut surgiu em 2004, inicialmente apenas em inglês, mas não causou impacto na sociedade. No Brasil virou febre entre os jovens, por causa do fator deficitário chamado internet discada, por possuir páginas leves, sem carregar a conexão. Com a expansão da banda larga pelo território nacional, as pessoas passaram a utilizar menos o orkut e buscar outras redes, onde não tem suas vidas privadas exibidas ao público. Atualmente é possível bloquear recados e fotos, permitindo o acesso apenas pelos amigos.


Já o twitter, embora permita escrever mensagens com apenas 140 caracteres, permite aos usuários escrever recados contendo de forma resumida, contendo apenas as principais informações. Quem gosta de ler? poucas pessoas. A nova rede social aproximou as pessoas, permitindo uma comunicação rápida, inclusive com apresentadores de TV, atores, emissoras e etc. Enquanto escrevo neste blog e no twitter, as emissoras de televisão estão numa briga acirrada para aumentar a audiência. Estamos livres para comunicar e buscar informações.


Leia mais: TWITTER & TELEVISÃO

Nenhum comentário: