sexta-feira, 8 de maio de 2009

Web 2.0: Códigos e modos de usabilidade

Capítulo 1:

Jornalistas que se atualizam diariamente, buscando informações online e entendem o significado de cada código exibido na web, está com um pé na frente dos concorrentes. Entender o que significa RSS (Really Simple Syndication) não é o suficiente, tem que saber usar.

O feed RSS permite que usuários da internet, e até mesmo sites, possam ter acesso as informações que sejam interessantes ao internauta, no próprio navegador ou página. Essa prática é boa, principalmente para o jornalista que quer ganhar dinheiro através da web, pois alguns programas de RSS obrigam o usuário a visitar a página, aumentando o número de acessos e receitas publicitárias.

Quando acessamos uma página, como por exemplo www.gazetaesportiva.net, o computador não faz a leitura das palavras, mas sim de códigos, chamados de IP (Internet Protocol). Para jornalistas que buscam informações diariamente, entender este novo instrumento de trabalho é fundamental, podendo tornar um simples blog em um dos mais acessados do país, ou então levar ao fracasso.

Todo criador de blog, querendo ou não, deve saber que arquivos grandes demoram mais tempo para o internauta baixar. Não adianta escrever uma reportagem boa, com fotos pesadas, limitando o acesso ao site. O ideal é uma imagem cujo tamanho do arquivo não passe de 2MB.

As empresas também devem ficar atentas aos avanços tecnológicos. A troca de mensagens instantâneas é uma prática eficiante, facilitando a comunicação entre os empregados, porém, é controlado pelos TI (Tecnicos de Informática). Nunca digite e enviar conteúdos impróprios para aquele momento.

Atualmente, entre os brasileiro, o principal programa para troca de mensagens instantâneas usado pelos brasileiros é o MSN.

Jornalistas nunca devem fazer entrevistas por MSN, pois além de viciar, possibilita que o usuário presente do outro lado do computador monte uma resposta que não seja a verdadeira. É sempre bom estar presente de corpo e alma.

Enviar arquivos por FTP, utilizado para Transferência de Arquivo, é bastante utilizado para postar em sites, principalmente quando o arquivo tem mais de 1MB. Para maiores informações, clique aqui: http://knightcenter.utexas.edu/Jornalismo_20.pdf.

Nenhum comentário: