quinta-feira, 11 de junho de 2009

Caxambu quer ser tombada como Patrimônio da Humanidade

Caxambu, cidade localizada no sul de Minas Gerais, Circuito das Águas, busca o reconhecimento da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Patrimônio da Humanidade, por possuir o maior complexo de água mineral do mundo, tendo 12 fontes e um gêiser (fonte termal) com poder medicinal, localizado no Parque das Águas.


Visualizar Caxambu - MG em um mapa maior

A chefe do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Caxambu, afirma que o primeiro passo já foi dado, pois a cidade é protegida pelo IEPHA - Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. A próxima etapa é conseguir o reconhecimento do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, enviando todos os documentos e registros históricos.

A UNESCO só tomba como Patrimônio da Humanidade o município que possui o reconhecimento da entidade nacional, no caso do Brasil, o IPHAN.

Cidades como Ouro Preto, Congonhas do Campo e Diamantina, em Minas Gerais, são tombadas pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, por possuir um grande acervo histórico.

Sendo tombada pela UNESCO, Caxambu terá maior facilidade em conseguir recursos financeiros do setor público, privado e de entidades estrangeiras, para investir no turismo local.

Para o prefeito da cidade, Luiz Carlos Pinto, o reconhecimento como Patrimônio da Humanidade é um importante aliado para o desenvolvimento sustentado, da promoção do bem-estar social e da cidadania.


Assista a matéria feita pela TV Alterosa sobre Caxambu:



Veja algumas imagens de Caxambu neste fotoblog:
http://leonardo.assad.fotoblog.uol.com.br/photo20090611233028.html

Nenhum comentário: