quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Convergência digital: Produção de conteúdo com ou sem qualidade?

Convergência digital, palavra muito utilizada por profissionais especializados em web, explicando como as pessoas comuns estão produzindo conteúdo, alguns de qualidade e outros nem tanto.

A web 2.0 poderá modificar a forma de comunicar entre as pessoas. Não precisamos mais ficar assistindo um jornal na TV para captar informações sobre a nossa região. Agora, através de um celular, é possível produzir conteúdo e divulgar no youtube, blogs, twitter e etc.

O youtube já gerou várias polêmicas envolvendo vídeos que foram publicados por seus usuários, citando como exemplo o caso envolvendo a apresentadora Daniela Cicarelli fazendo amor em uma praia.

Em 2004 surgiu o orkut, fazendo muito sucesso no Brasil, por permitir uma forma de interação diferente da oferecida pelo ICQ e MSN, onde as pessoas ficam se adicionando como "amigos". Junto com isso veio às questões judiciais e crimes organizados em suas comunidades, principalmente casos de pedofilia.

Recentemente surgiu o Twitter, uma forma diferenciada do orkut, limitando a comunicação em 144 caracteres, uma espécie de "lead" do jornalismo. São postagens curtas, contendo as principais informações. É bom lembrar que nem toda postagem é verdadeira, por isso, é sempre bom consultar uma segunda fonte.

Polêmicas e crimes surgem com o avanço da comunicação, podendo dificultar o avanço para a web 2.0.

A principal qualidade da web 2.0 vai ser a possibilidade de todos produzirem conteúdos de qualidade, porém nem tudo publicado na web é verdadeiro. Existem usuários falsos usando nomes de personalidades.

Não é possível determinar quando a web 2.0 estará atuante na sociedade, nem mesmo se ela é apenas uma "teoria ilusória".

Fonte: Henry Jenkins e a Cultura da Convergência

Nenhum comentário: