Atualmente, com o avanço da tecnologia, criou-se várias áreas de atuações para os profissionais de comunicação. Os celulares não são mais fabricados com a única finalidade de fazer ligações, é possível assistir TV, ouvir rádio, enviar mensagens de textos e assinar serviços que possibilitem receber apenas as informações ou tipos de downloads desejados.
Com a implantação da TV Digital será possível acompanhar partidas de futebol, com imagem e som, numa viagem, por exemplo, sem que a imagem fique ruim. As operadoras de celulares vão ter seus lucros, assim como outros meios portáteis.
Os jovens não ficam na frente da TV o dia inteiro, muito menos ficam horas assistindo a mesma emissora, ocasionando na queda de audiência. No último domingo (25) o Fantástico, programa da Rede Globo, registrou apenas 16 pontos durante à noite, empatando com a Record. Ficar na frente do computador, escrevendo num blog igual estou fazendo agora, permite que todos possam expor suas opiniões sem precisar ser jornalista, competindo com outros veículos.
As empresas de comunicação estão investindo pesado em veículos móveis, tentando vender seus produtos e ganhar a confiança de cada cidadão brasileiro, principalmente jovens. Quem nunca recebeu um SMS com informações ou publicidade? É possível cadastrar-se em sites ou enviando mensagens de texto, solicitando o serviço desejado. Na sala de aula é possível ficar sabendo se seu time está ganhando. O jornalista pode postar uma informação no twitter e quando chegar na redação finalizar a matéria, ou até mesmo fazê-la do local onde estiver e enviar para os editores.
A diferença entre a notícia para veículos móveis e os veículos tradicionais está no tamanho do texto. Não é possível enviar matérias completas, como fotos, para um celular, por exemplo. Deve-se publicar textos curtos e de preferência sem fotos, usando uma linguagem coloquial, na ordem direta (sujeito-verbo-complemento), sem esquecer o tradicional lead. Para os que não conhecem o lead, no ramo jornalístico é conhecido como pirâmide invertida, ou seja, as principais informações no topo do texto. É importante ter um título chamativo.
Leia mais sobre o assunto:
Propostas para uma boa escrita jornalística emambientes portáteis
Nenhum comentário:
Postar um comentário